LivrariaEditora EST

Alfredo Chaves: imigração e povoamento

Detalhes

Organizador ou Autor: Editora EST

Preço de venda impressa: R$55,00

Código de venda: E-003

Pedido pelo E-mail: nelioschmidt@gmail.com

Pedido pelo WhatsApp: +55 (51) 9 9185-9712

Alfredo Chaves: imigração e povoamento, 1886-1888  do Fundo Imigração, Terras e Colonização pertencente ao Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. É uma obra indispensável para estudar o povoamento de colônias italianas além do Rio das Antas uma vez que possibilita uma análise demográfica da região, desde o estabelecimento da colônia até os dias atuais.

Nessa segunda edição, mantemos a mesma ordem dos registros da primeira que foram indexados por ordem alfabética, porém, fizemos algumas mudanças na estrutura do livro: corrigimos alguns nomes, sobrenomes, datas, padronizamos todos os verbetes, criamos nomenclaturas e abreviaturas para várias palavras, bem como marcamos e fizemos o índice onomástico em toda a obra para facilitar e ajudaro pesquisador na busca das informações.

No que se refere ao registro de imigrantes, lembramos que os verbetes estão organizados da seguinte maneira: nome, idade, estado civil, religião, data da chegada, data do estabelecimento, profissão, linhas e lotes onde se estabeleceram, nacionalidade, procedência e um campo reservado para eventual observação, mas nem sempre esses espaços estavam preenchidos. Esse banco de dados contém informações referentes a 4.619 imigrantes, com predominância católica, e registros de apenas 6 protestantes. A grande maioria eram agricultores e lavradores, existindo ainda: alfaiate, artista, carpinteiro, industrial, jornaleiro, marítimo, mineiro, negociante, pedreiro e sapateiro.